Sófia…

 

Sófia

História não falta em Sófia na Bulgária e as suas igrejas contam-na.

Em cada canto existe uma igreja e são lindas, só não se pode tirar fotos no seu interior o que é uma pena. Da Catedral de Alexandre Nevsky, Russian Church, Igreja Santa Sofia, Igreja St. George, Museu Nacional arqueológico, Museu nacional da história militar, galeria arte nacional, o jardim zoológico de Sófia, são muitas  as coisas para ver numas das capitais mais antigas da Europa, onde a sua história remonta ao Século VIII a.c .

Fotos Telemóvel 466Fotos Telemóvel 462Fotos Telemóvel 450Fotos Telemóvel 452Fotos Telemóvel 440Fotos Telemóvel 446

Uma das primeiras coisas que faço quando chego a uma cidade antes de começar a palmilhar, é arranjar snack’s e comprar água, e bem perto do Hotel Sveta Sofia, onde fiquei, localizado na rua comercial pedonal Pirotska, fica o Mercado Central onde nos podemos deliciar com os sabores búlgaros e encher a marmita.

Os portugueses estão em todo o lado e em Sófia também marcam presença, falo de Fernando Pessoa. Um painel na Camara Municipal de Sófia, pois a língua portuguesa ensina-se na Bulgária há mais de 10 anos nas suas Universidades.

Fotos Telemóvel 468
Painel de Fernando Pessoa, na fachada da Camara Municipal de Sófia, Bulgária.

Bem, uma  das coisas boas da Bulgária é o custo de vida, o Lev Bulgaro é baixo e para nós é vida de patrão…

Mas o que mais marcou desta viagem foi o final e a ida para Istambul. A linha ferroviária estava em obras e o que veio a seguir foi muito divertido.

Depois de dois comboios até uma localidade Búlgara, apanhamos o primeiro autocarro que nos levaria até a fronteira. Andamos quase toda a noite e ainda me lembro (bem não sei se sonhei)  mas acho que vi uma placa  dizer Grécia. Paramos em várias localidades e até deu para ver o jogo do Mundial entre o Brasil e Croácia algures num café com um ecrã gigante, escoltado por um romeno muito disponível que só faltou entrar comigo para a  casa de banho.

Chegada a fronteira Búlgara, a minha barba não era relativamente pequena e o controlo do passaporte era sempre demorado, todas as pessoas tinham de sair e passar a pé, e é claro que mais uma vez fui interpelado, o senhor policia para ver se me fazia uma rasteira, dizia num búlgaro fluente, qualquer coisa que só percebi, “spanhish” no final. Bem, quem me salvou foi a Zélia que gritou bem alto, PORTUGAL…e lá passámos.

Controlo na fronteira Turca e logo a seguir trocamos novamente de autocarro, já em solo turco. A partir daí não me lembro de mais nada, estava tão cansado que dormi toda a viagem e só acordei de manhã numa paragem já relativamente perto de Istambul, onde tomei o pequeno almoço.

Fotos Telemóvel 481Fotos Telemóvel 489Fotos Telemóvel 487Fotos Telemóvel 483Fotos Telemóvel 464Fotos Telemóvel 476

Não deixem de visitar Sófia, no coração dos Balcãs. Para quem tem um budget curto, pensem em passar na por lá, vão divertir-se muito. As noites búlgaras são muito animadas e todas as noites tem festa. Culturalmente rica, tem muito para ver e a sua gastronomia é fantástica.

Aproveitem agora, porque por este andar, Portugal qualquer dia está ao seu nível e depois já não vai ser “like a Boss”….

logo

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s