Caminho do Tejo 4 ª etapa…

Ainda de noite começa a 4 ª etapa, deixamos o hostel em Santarém e faço-me ao caminho, o espanhol e o Sul Coreano, vêem comigo. O espanhol queria ir para Santiago e eu disse-lhe que se viesse comigo,não iria no trilho certo, só poderia voltar ao caminho fazendo o Caminho Nascente de Fátima a Tomar e voltar de novo ao Caminho de Santiago. Ele disse-me que tinha falado com um senhor mais velho e que lhe indicara que era por ali. O espanhol  era muito tranquilo e percebi logo que mesmo que não fosse o caminho dele, queria era mesmo era ir para um sitio qualquer. O Sul Coreano, continuava calado e com uma paz surreal.

Eram cerca de 30 km até Monsanto, mas não sabia bem se iria até lá, porque do que tinha pesquisado, não existia nada para dormir, e os habitantes de lá eram um pouco renitentes a alugar camas e o preço era exagerado, então foi naquela, vamos ver o que dá, também dava para ficar no Alviela e fomos andando.

Para mim o caminho começa a partir daqui, foi a partir desta etapa que a paisagem se tornou mais bela e o espanhol com o decorrer dos klm’s, dizia, se calhar estou mesmo enganado, e eu respondi, mas olha, se vens é porque tens mesmo de ir a Fátima.

O espanhol, era um Cozinheiro reformado, natural de Tenerife, não comia carne, mas também não se intitulava Vegetariano, dizia que havia cozinhado tanta carne, que estava a fazer um detox. Ele tirava sempre por ano 30 a 45 dias de férias para conhecer um país e este ano tinha sido Portugal. Ele não caminhava propriamente todos os dias, já tinha estado no Algarve, em Lagos e no Alentejo, fazia os percursos de autocarro, comboio ou a pé, conforme fosse o percurso, dizia que assim conhecia melhor o país e as gentes. Contou-me que já tinha feito a Via Francigena até Roma e o Caminho Francês até Santiago de Compostela.

Fotos Telemóvel 1319Fotos Telemóvel 1322Fotos Telemóvel 1325

 

As pequenas localidades de Advagar, Santos, Casais das Milhariças, Chã de cima, tinham o seu encanto e paramos várias vezes para apreciar a paisagem e fazer pequenos lanches.

O Sul Coreano, pouco falava e o seu inglês era um pouco trapalhão, mas dava para entender e ter uma conversa. Era estudante de engenharia e vivia em Pusan, uma cidade costeira na Coreia do Sul. Disse-me que era uma cidade cheia de jovens e muito cosmopolita.

O objectivo dele era chegar a Fátima, voltar a Lisboa para ir buscar a bagagem e apanhar um voo para Pamplona, iria comprar uma bicicleta em Espanha e iria fazer o resto do caminho Francês a partir dali até Santiago de Compostela. Ele era mesmo tranquilo.

Com o andar do dia  as pernas já pesam e só pensamos em descansar. Como eu fui nomeado o líder da caminhada, o espanhol só me perguntava onde íamos dormir, e eu respondia, não sei, se calhar vamos até Monsanto, mas como do Alviela até Monsanto eram ainda uns 5 km’s mais ou menos e pela serra, estávamos cansados, tínhamos chegado a olhos de água na Nascente do Alviela  mas não víamos nada para dormir. Fomos ao Centro de Ciência Viva do Alviela, que também têm um Parque de Campismo e conseguimos umas camas para dormir. Basicamente, aquilo estava vazio e era tudo nosso, só se ouvia o bater da nascente e os passarinhos.

Fotos Telemóvel 1327Fotos Telemóvel 1329Fotos Telemóvel 1332Fotos Telemóvel 1337

Instalados fomos comer a Azóia de Baixo e o repasto foi qualquer coisa, tal não era a fome. O senhor do restaurante, ainda nos fez umas bifanas, para o dia seguinte de manhã, porque onde estávamos não havia nada e íamos entrar na serra. Foi um dia de em cheio e cheio de imprevistos.

O último dia seria duro, pois o caminho fazia-se grande parte pela Serra e iria ser duro mas belo.

Bom caminho e não percas a última etapa…

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s