5 ª etapa – Caldas de Reis – Faramello 33 Km

 

Esta sem dúvida foi a melhor noite. Dormimos muito tranquilos e sem roncos. Alugamos um quarto só para nós e valeu a pena o investimento depois de muitas noites seguidas mal dormidas. Na noite anterior combinamos com com a Eva, o Ivan, o Àdrian e o casal de madrilenos, sairmos todos juntos pela manhã e assim foi. Pequeno almoço tomado e saímos ainda com um nevoeiro cerrado e uma manhã mais fresca que as anteriores. Este foi dos dias em que saímos mais tarde. Inicialmente estava planeado ir só até Padrón, mas como queríamos chegar cedo no dias seguinte a Santiago, decidimos andar mais Km´s nesta penúltima etapa e assim no último dia a caminhada até Santiago seria de 12 a 13 km´s.
Ainda ao pequeno almoço desta etapa, em conversa com um rapaz português, partilhamos que queríamos ir até Teo e não tínhamos ainda onde dormir e esperávamos arranjar algo em Teo quando lá chegássemos. O rapaz aconselhou-nos a ficar em Faramello, no albergue privado “La Calabaza”. Deu-nos o contacto deste Albergue privado e nesse mesmo momento( 07h00 da manhã) conseguimos fazer a reserva pelo telefone para a noite do dia que começava.
O caminho fez-se de forma tranquila e sempre à conversa o que permitiu praticar o espanhol. Chegamos
a Padrón já perto da hora de almoço com o calor a apertar. Era hora de nos despedirmos dos nossos companheiros de caminhada, que ficaram no Albergue público desta povoação, e seguir caminho até Faramello onde tínhamos reserva para a dormida. Ainda nos esperava mais uns 15 km´s pela frente. Despedidas feitas com muita emoção à mistura, contactos partilhados e seguimos até um parque verde á beira rio em Padrón para comer qualquer coisa almoço e descansar os pés e as pernas.
Começamos a caminhar logo depois da pausa para almoço e arrependemos-nos um pouco por isso, ainda estava muito calor. A palmilhar caminho percorremos o centro histórico de Padrón e passamos por várias pequenas vilas típicas da Galiza. Uma das coisas que nos ficou na mente e não fizemos foi, ao passar por uma fonte de água, não termos parado e molhado os pés 😦 Nestas zonas há alguns tanques de aldeia comuns e com o calor a água parecia que nos convidava para um refresco…
Nesse dia parecia que o caminho nunca mais chegava ao fim, parecia interminável. Já estava a ser doloroso, mais para a Teresa que quase no final da etapa, parou na berma de uma bomba de gasolina para se sentar e soltar toda a sua dor e desespero. Ali ficou ela sentada durante uns minutos a lavar a alma e depois levantou-se e seguimos caminho. Mal sabíamos nesta paragem de “desespero” que estávamos a poucos minutos a pé do Albergue privado. Depois de uma subida a seguir à bomba, numa ligeira curva à esquerda ali estava o Albergue, nesta altura já quase nos parecia uma miragem, à semelhança de um oásis no deserto.
O albergue era novo e as condições eram óptimas, muito limpo e com várias zonas de descanso, para nós parecia naquela altura um hotel de 5 estrelas e por 10 euros era quase dado.
Voltamos a encontrar a família portuguesa com o cão e mais uma vez lá o rapaz montou a tenda ao lado do albergue e dormiu com o seu fiel companheiro à porta (não o deixavam entrar com o cão).
Este dia foi particularmente comprido e desafiante mas como em tudo na vida foi concluído com sucesso. Esta foi uma das etapas mais duras e com maior carga emocional (principalmente para a Teresa), com um gostinho de dever cumprido e de vitória. Estávamos agora a aproximadamente 18 km´s de Santiago, quase a completar o objectivo a que nos tínhamos proposto. Mal sabíamos que o melhor do caminho já tinha passado mas isso só iríamos descobrir no dia seguinte 😉

5 etapa 4 5 etapa 3 5 etapa 2 5 3tqpq 5

Aspectos Negativos – Caminhar na hora de maior calor, não ter parado na fonte.

Aspectos Positivos – Força de vontade, espírito de sacrifício, partilha, amizades que ficaram.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s