Walking Tour pelo Centro Histórico de Setúbal

Setúbal é a minha cidade.

Existem muitas cidades bonitas por este país e mundo fora, mas nada se compara à minha cidade, às minhas gentes, ao cheiro a maresia, aos sotaques, à sua história, ao seu rio, à sua serra, à sua gastronomia, ao seu azul

Ser de Setúbal é ser diferente.

Defini este Walking Tour pelo Centro histórico da cidade por assim ser possível, de uma forma bastante fluída, iniciar o percurso com umas das vistas mais bonitas da cidade e terminar num dos locais mais emblemáticos de Setúbal e assim admirar e visitar o que de melhor têm o centro histórico desta cidade à beira rio plantada.

Depois de admirar o Rio Sado de um dos locais mais bonitos e históricos da cidade, dou início o meu Walking Tour, de aproximadamente 3 kilómetros e com duração de uma hora, pela mítica Porta de São Sebastião ( Fundada em 1940 no centro do actual Largo do Miradouro) desci a Rua Arronches Junqueiro (Poeta, Naturalista, Arqueólogo e Setubalense) até alcançar o Largo Joaquim António de Aguiar, virar à direita e avistar a Igreja de Santa Maria da Graça ou Sé de Setúbal, ( com arquitectura original de António Rodrigues ) é paragem obrigatória. Numa das ruas laterais, junto ao Terreiro de Santa Maria encontra-se o pórtico gótico de uma antiga hospedaria, também conhecido como o Hospital de João Palmeiro, que servia para abrigar os peregrinos que se dirigiam para Santiago de Compostela ou à Terra Santa e aos estrangeiros que chegavam a Setúbal e a doentes que precisassem de tratamento.

Igreja de Santa Maria ou Sé de Setúbal
Igreja de Santa Maria ou Sé de Setúbal

Sigo pela Rua Pereira Cão para apanhar a enorme Rua Arronches Junqueiro, até ao Largo da Misericórdia e sigo pela esquerda mesmo junto à Cruz Vermelha e visito a renovada Biblioteca Municipal, onde durante muitos anos estudei e realizei vários trabalhos de grupo aquando da passagem pela Escola Profissional António Sérgio ( que me deixa muitas saudades ), agora transformada com equipamento cultural mais moderno e muito mais cómoda.

Biblioteca Municipal de Setúbal
Biblioteca Municipal de Setúbal

Volto ao Largo da Misericórdia e entro no coração da Baixa e o meu próximo destino é o Largo do Bocage, até lá é possível passar por vários tipos de comércio e já agora dêem um pulo ao renascido Largo da Ribeira Velha, podem hidratar no Beco da Ribeira ou na Taberna do Largo, recomendo 🙂 .

O Largo do Bocage é o local mais central da cidade e na minha opinião o mais bonito. É obrigatório foto junto à estátua de Manuel Maria Barbosa du Bocageconsiderado um dos melhores poetas portugueses, nascido em Setúbal a 15 de Setembro de 1765. O edifício dos Paços do Concelho, agora renovado merece uma visita, destaque para as salas de sessões do Município, o Salão Nobre, a loja Coisas de Setúbal e o Arquivo. Ainda no largo, visitem a Igreja de São Julião e tomem atenção aos azulejos que datam de 1790 e às paredes das naves, da capela-mor e da capela Senhora dos Passos, bem como à porta principal (oeste) da reconstrução Manuelina. Se tiverem tempo podem dar um pulo à Casa da Cultura, um pólo dinamizador da actividade artística desenvolvida no Concelho, ou então sentar nas várias esplanadas que existem no Largo ou mesmo comer uma das melhores bifanas de Setúbal na Adega dos Passarinhos .

Largo do Bocage
Largo do Bocage
Edifício dos Paços do Concelho de Setúbal
Edifício dos Paços do Concelho de Setúbal
Igreja de São Julião
Igreja de São Julião

Sigo pela renovada Rua Augusto Cardoso para visitar a Igreja do antigo Mosteiro de Jesus ou Convento de Jesus de Setúbal, que reabriu ao público em 2015, 20 anos depois. É uma igreja de estilo gótico, considerada como um dos primeiros exemplos do estilo Manuelino. No seu interior  tem arcos, janelas e colunas feitas com brecha da Arrábida que suportam as abóbadas. Aqui é possível ver uma exposição de longa duração de obras de arte representativas de algumas colecções do Museu de Setúbal/Convento de Jesus e achados arqueológicos do Convento de Jesus.

Rua Augusto Cardoso
Rua Augusto Cardoso
Museu de Setúbal/Convento de Jesus
Museu de Setúbal/Convento de Jesus

Bem, estava na hora de visitar um dos mais emblemáticos e puros locais da cidade, mas antes  passei pela Rua Fran Paxeco e fiquei fascinado, esta Rua quase em ruínas à uns anos, cresce a olhos vistos com comércio, restauração e outros negócios, a merecer uma visita com mais tempo.

O términus do meu Walking Tour é no  Mercado do Livramento, local onde se sente verdadeiramente a cidade sendo de paragem obrigatória. Considerado um dos mercados de peixe mais famosos do mundo é de salientar as paredes cobertas de azulejos que retratam cenas da vida quotidiana da a pesca ou da agricultura. Observem a grande variedade de peixes, legumes, frutas e outros produtos da região. Aconselho a procurarem os cafés nas pontas do Mercado e bebam uma ginja e comam uma bifana, para abrir o apetite para o almoço. Se quiserem bom peixe, comprem ou então  procurem um dos muitos restaurantes da cidade e não vão ficar desiludidos, mas se preferem uma experiência mesmo à setubalense, digam qualquer coisa que eu organizo tudo e vão ter um almoço “memo à maneirra miga” 🙂

Mercado do Livramento
Mercado do Livramento

Convento de Jesus

Morada: Rua do Balneário Dr Paula Borba

Horário: Terça feira a Sábado das 10h00 às 18h00 e Domingo das 15h00 às 19 h00 (verão) e das 14H00 às 18h00 ( Inverno )

Telefone: 265 537890

Biblioteca Municipal

Morada: Avenida Lusa Todi nº 188, 2904-515 Setúbal

Horário de Inverno: 16 de Setembro e 30 Junho, 2ª a 6ª feira das 09h00 as 1900 e aos Sábados das 14h00 às 19h00.

Horário de Verão : 01 de Julho a 14 de Setembro, 2ª a 6ª feira das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Telefone: 265357240  email: biblioteca@mun-setubal.pt

Mercado do Livramento

Morada: Avenida Luísa Todi nº 163

Horário: Terça a Domingos das 07h30 às 14h00

Telefone:265522377

Igreja de Santa Maria da Graça e de São Julião

Morada: Igreja Catedral de Santa Maria da Graça, Largo de Santa Maria; Igreja de São Julião, Praça do Bocage

Horário: Das 17h00 às 17h55 de terça  a sábado (Olívio Puna)

Telefone: Sta Maria da Graça – 265523352; São Julião – 265523723

Paços do Concelho

Morada: Praça de Bocage 2901-866 Setúbal

Horário: Das 09h00 às 16h00 (sem interrupção para almoço) Atendimento Geral

Telefone: 265541500

 

logo_b

 

 

Anúncios

4 Comments Add yours

  1. SuperPower diz:

    Adoro conhecer Setúbal pelos teus olhos. Continua!!

    Liked by 1 person

    1. Obrigada 😊 Mais novidades a caminho

      Gostar

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s