World Walking Day – Setúbal

Como adoro caminhar, não poderia faltar ao World Walkind Day e logo na minha cidade. E para que se saiba, este foi o primeiro World Walkind Day português.

A caminhada tinha uma distância de 6,7 quilómetros e começava na mítica Praça do Bocage e terminava no Parque Urbano da Albarquel. Esta iniciativa não tinha apenas o intuito de tirar as pessoas do sofá, mas sim que conhecessem mais sobre a cidade que os viu nascer, para os que a adoptaram como sua, para os visitantes e para os mais distraídos (e quando mete caminhar pelas ruas de Labutes, estou sempre pronto, mesmo que já tenha passado montes de vezes, tenho sempre uma perspectiva diferente 🙂 ).

2

logo

Com inicio marcado para as 10h30m, era possível começar a observar e admirar os principais edifícios da cidade, largos, bairros e miradouros. A caminhada começa até alcançarmos uma parte da história da cidade, a Porta do Sol e de seguida a Porta de São Sebastião, para trás tínhamos deixado a Biblioteca Municipal de Setúbal, mas esperava-nos uma das melhores vistas da cidade, o Miradouro de São Domingos até nos embrenharmos no bairro, passamos pela igreja de São Sebastião e pela Casa do Bocage.

3
Largo do Bocage
4
Porta de São Sebastião
5
Largo do Miradouro
6
Igreja de São Sebastião
7
Casa do Bocage

Mas isto ainda agora começou, avistamos o Jardim de Palhais e percorremos o renovado Túnel do Quebedo até ao Largo de Santa Maria, avista-se a Casa do Corpo Santo e a igreja de Santa Maria, até voltarmos a entrar na baixa, percorrermos ruas e ruelas para nos deliciarmos com o Bairro dos anos 20, ocupado inicialmente pela burguesia com vários edifícios decorados ao estilo da Arte Nova, o Bairro Salgado.

8

9
Túnel do Quebedo
10
Casa do Corpo Santo

Este caminho leva-nos ao renovado Parque do Bonfim ( de visita obrigatória ) e ao Parque da Algodeia. O Convento de Jesus é a próxima atracção até entrarmos na Rua Fran Paxeco e suas ruas paralelas até à Praça Teófilo Braga .

11
Bairro Salgado
12
Parque do Bonfim
13
Parque da Algodeia

O bairro da Fonte Nova avista-se e antes de entrar no Largo o Pelourinho de Setúbal  está a nossa esquerda, são poucos os passos até vislumbrar-mos a Casa da Baía e a majestosa Avenida Luisa Todi. Assim que entramos na Fonte Nova, começa-se a sentir o bairro 🙂 palavras de incentivo, sorrisos na cara, é com orgulho que estas gentes nos recebem  por visitarem o seu bairro e um dos locais onde se pode sentir Setúbal à séria ( eu também sou de um bairro típico de Setúbal e sei do que falo).

A Igreja da Anunciada é ponto de passagem e oiço um pai a contar ao seu filho que ali tinha ajudado na igreja e ali fora baptizado ( estes eventos também servem para os nossos filhos conhecerem melhor a historia de vida dos seus pais e senti-la ) o menino atento e curioso fazia mais perguntas.

14
Fonte Nova
15
Igreja da Anunciada
16
Escadinhas do Castelo

Aproximava-mo-nos do final e antes de chegar ao Parque Urbano da Albarquel, uma das melhores vistas do PAÍS esperava-nos, o rio Sado, agora era uma questão de metros e chegávamos ao final de um evento que marcará para sempre Setúbal, os setubalenses, pais, filhos, avós e a história de uma cidade.

17
Doca dos Pescadores
18
Castelo de São Filipe
19
Rio Sado – Tróia
20
Escadinhas do Castelo
21
PUA – Parque Urbano da Albarquel

Setúbal cresce e nós setubalenses temos que crescer com a nossa cidade, cada um de nós tem que ser o embaixador da cidade.

Adorei mais uma vez caminhar pela minha cidade e ver tanta gente interessada em saber mais sobre Setúbal.

Parabéns Setúbal 🙂 e agradecimentos à Corrida NocturnaCamara Municipal de SetúbalFederação das Colectividades do Distrito de SetúbalLiga dos Amigos de Setúbal e AzeitãoÍdolos da PraçaConfederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e DesportoTafisa e a todos os voluntários, por esta iniciativa.

Se gostastes deste artigo não percas estes :

Setúbal a minha cidade

Caminhos

Sentir o Caminho

logo_b

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s