Seguir em Frente

Caminho do Tejo

Este ano de 2017 promete e todos os caminhos vão dar a Fátima ( Centenário das Aparições de Fátima ) em Maio deste ano. Como quero que caminhem em segurança e por locais fantásticos, vou deixar-vos umas dicas sobre o Caminho do Tejo, uma excelente alternativa às estradas nacionais do nosso Portugal com saída a partir de Lisboa (para quem caminha a partir do norte do país também existe alternativa de caminho até Fátima, a partir de Valença do Minho, é só seguir as setas azuis).

É  de salientar o excelente trabalho da Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima que com uma dedicação do tamanho do Mundo, mantém os caminhos todos marcados para que se caminhe em segurança. Já caminhei até Fátima pelo Caminho do Tejo  e pelo Caminho Nascente a partir de Tomar e foram experiências muito marcantes que guardarei para sempre, nunca me perdi e tive sempre como orientação e dicas a Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima, que volto a referir, faz um trabalho GIGANTE.

Quando fiz o caminho em 2015 dividi-o  nas seguintes etapas:

  1. Lisboa (Pala do Parque das Nações ) a Vila Franca de Xira
  2. Vila Franca de Xira a Azambuja
  3. Azambuja a Santarém
  4. Santarém a Nascente do Alviela
  5. Nascente do Alviela a Fátima

Na 4.ª etapa podem caminhar até Monsanto, mas como os alojamentos eram quase inexistentes na altura, então decidi ficar na Nascente do Alviela e não me arrependi, almocei na Azóia de Baixo no restaurante O Telheiro e tenciono lá voltar ;).

Este ano muita gente irá caminhar até Fátima e todo o cuidado é pouco, por isso caminhem pelos campos e vão ter uma experiência BRUTAL, deixo-vos aqui algumas razões pelas quais devem evitar as estradas e caminhar pelos campos do nosso Portugal.

#Os vossos pés vão agradecer

É certo que os nossos pés ficam sempre massacrados com o caminhar e que o calçado que utilizamos é muito importante, mas quando se caminha pelos campos é muito diferente quando se pisa o alcatrão diariamente por essas estradas fora que queimam as palmas dos pés como nunca.

#Vão conhecer  outro tipo de peregrinos

É verdade, vão encontrar um numero sem fim de peregrinos com a sua mochila ás costas de diferentes nacionalidades, sem carro de apoio, que ao contrário de muitos portugueses escolhem os campos para peregrinar e todos com objectivos diferentes. No caminho do Tejo em 2015, caminhei com um espanhol na casa dos 60 anos, um Sul Coreano na casa dos vinte anos e uma família de americanos que encontrei várias vezes.

#Vão conhecer locais que a caminhar pela estrada nunca iriam conhecer

O caminho do Tejo tem paisagens lindíssimas e é possível parar  mesmo junto ao rio em Reguengo e Valada, para não falar da biodiversidade da serra de Aire, que é lindíssima. Muito melhor do que levar com o vento nas orelhas de um automóvel a passar a 100 km hora e andar com os pés torcidos por causa da berma da estrada.

#Existem peregrinos o ano inteiro e não só em Maio

Sim, por incrível que pareça, existe peregrinos todo o ano. Fiz esta rota no mês de Junho e encontrei muita gente, uns a caminhar para Fátima e outros para Santiago de Compostela.

Aliás, nunca estarão sozinhos :).

#Não é preciso inventar uma rota

As setas azuis não enganam e é só seguir sempre na certeza de que na dúvida a seta azul vai aparecer. Comigo, era assim, quando duvidava mostravam-me o caminho e a seta ali estava.

#Vais-te conhecer muito melhor

O caminho obriga à reflexão.

Tu que estás a pensar peregrinar até Fátima este ano e pensavas ir pelo alcatrão com os pés em sangue e nos ombros de outros peregrinos, escolhe os campos para caminhar. Se tens dúvidas contacta a Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima, está lá toda a informação.

E não te esqueças de solicitar a Credencial do Peregrino ;).

Encontramos-nos  no Caminho.

Fotos Telemóvel 1286IMG_20160514_104945Fotos Telemóvel 1329Fotos Telemóvel 1325Fotos Telemóvel 1327Fotos Telemóvel 1306Fotos Telemóvel 1322Fotos Telemóvel 1337IMG_1452 (1)


Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima

Telemóvel: +351 913 13 1300

Padre Rui Louro | Guia Espiritual | Telemóvel : + 351 93 8634 180

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s