Rota das praias da Arrábida com a Van42

“Não achas que a minha cor faria um belo contraste com o verde do seu vestido e com o azul mar dos seus olhos?” – Perguntava-me em tom ansioso e ao mesmo tempo empolgado.

” Van 42 essa tua cor assenta-te que nem uma luva e a Arrábida vai certamente adorar o contraste que vais fazer com ela” – Respondi eu

Acedi ao seu pedido e fui busca-la à Costa da Caparica, donde saímos os dois muitos entusiasmados para ir ter com a Arrábida. Rumamos em direcção à estrada nacional 10 onde saímos em Azeitão,na sua direcção.

O sol brilhava e realçava ainda mais a cor fabulosa da minha amiga Verde Lima, a temperatura estava óptima mesmo a convidar um mergulho mas antes disso disse-lhe:

“Vamos subir primeiro até à famosa rampa com o seu nome, rampa da Arrábida, para tirarmos os dois a foto da praxe, daí vais ter um vislumbre da sua beleza e vais começar a perceber porque me enamorei por ela.” 

Seguimos então a placa com a indicação Setúbal e parámos  na rampa. A Verde Lima ficou sem palavras:

“Tinham-me dito que a sua beleza era estonteante, assim como as suas belas curvas para aqui chegar, mas estou de “4 rodas caídas” por esta beleza sem fim” – Disse-me.

Respondi-lhe: ” E nem tu imaginas os segredos que esconde debaixo do seu vestido como o Convento da Arrábida ou outros ainda mais secretos, que ficaram abandonados e perdidos no tempo, como o quartel da 7ª bateria.  Vamos passar por lá e desvendar-te esses seus segredos.”

IMG_20170520_151550

IMG_20170520_154446
O quartel da 7ª bateria que fica na fase da descida do lado direito

Aproveitando a descida fomos visitar Setúbal e recarregar energias num belo almoço, com o Rio Sado bem pertinho, no parque da saúde onde o seu cheiro a maresia já se fazia sentir.

“Este spot é fantástico mas confesso que estou a ficar envergonhada pois estão só a olhar para mim!..” – Dizia-me a Van42 .

“Van 42 com essa cor verde lima não há como resistir a dar-te uma piscadela de olho” – brinquei eu com ela.

Agora já com mais energia vou-te então levar a conheceres as pérolas das praias que a Arrábida tem como seu principal tesouro:

IMG_20170520_141258

#Praia da Saúde

A Praia da Saúde é a primeira antes de se começar a percorrer esta rota, vindo pela cidade de Setúbal, mesmo no final da Avenida Luisa Todi sigam o cheiro a maresia e terão pela frente uma magnifica luz com o rio Sado como principal protagonista, mas com outros actores principais de igual valia, como o  Jardim da Saúde o Parque Urbano de Albarquel, e, se olharem para cima avistam o Forte de São Filipe que foi recentemente reaberto ao público como uma nova cara. Este local é muito usado pelos setubalenses faça chuva ou faça sol, serve como refúgio para recarregar baterias com a serra e o rio, numa simbiose perfeita e única nesta cidade. O estacionamento estende-se desde o Jardim até ao Parque e neste percurso encontramos vários espaços de restauração, o ROCKALOT , o restaurante MARTROIA , ou o MADE IN CAFÉ  este último já no parque Urbano de Albarquel.

DSC00319DSC00320

#Praia de Albarquel

A praia de Albarquel é a próxima, no sentido das praias no nosso lado esquerdo temos este pequeno paraíso localizado bem perto da cidade. Assim que começam os primeiros raios de sol, enche com facilidade e o estacionamento é difícil, aliás, auto caravanas não são permitidas circular, a Van42 ficou triste por não conseguir descer até à praia mas parámos num local fantástico com vista sobre o Palácio da Comenda e contei-lhe tudo, com a companhia da Cerveja Artesanal Sadina e o fantástico cenário 🙂 . Disse-lhe, que o quiosque da Beta é um dos mais conhecidos do local e está aberto todo o ano, existe um outro mesmo ao lado e outro espaço de restauração que dá apoio à praia durante todo o ano. Outra nota para esta praia, são os preços praticados das sombras no verão ( muito em conta em comparação com outras praias). Outro pormenor importante é que se pode ir a pé pela estrada ou então se a maré estiver vazia, dá para percorrer todo o areal do PUA e chegam à praia de Albarquel por um caminho muitas vezes só visível de barco. Vale a pena o passeio e comprem o Borda d´água para verem as marés 😉 .

IMG_20170520_160819

IMG_20170514_105320
Praia de Albarquel
dsc00111
Praia de Albarquel

Saímos de Albarquel em direcção à  praia da Figueirinha, o caminho não é longo, mas deve ser feito devagar para se apreciar as vistas. Pouco tempo depois temos o parque da Comenda, local ideal para quem queira fazer uma pausa, o parque é muito utilizado por famílias para fazerem almoços prolongados no fim de semana, aproveitem também para ir a banhos e para captar algumas fotos do Palácio da Comenda.

20161016_141809.jpg
Palácio da Comenda
20161016_142514.jpg
Parque da Comenda

O caminho faz-se curva e contra curva e pouco antes de chegarmos ao nosso próximo destino, existe um local que se encontra ainda em renovação onde se pode pernoitar com autocaravanas, no Ecoparque do Outão, sitio privilegiado com acesso fácil a todas as praias.

18446517_795660413930433_3490193522343144770_n
Crédito da Foto – Ecoparque do Outão

#Figueirinha

Chegamos à praia da Figueirinha e um extenso areal espera-nos. A pequena Van42, mas sempre cheia de estilo, estaciona mesmo ao lado das suas amigas, atenção que as Vans  não se medem aos palmos e a verde lima tem estilo, aliás, muito estilo. A praia da Figueirinha é uma das praias mais procuradas desta zona pelas famílias, devido à grandeza do seu areal e ao estacionamento.  No entanto em pleno Verão ou quando os primeiros raios de sol já queimam, é melhor vir cedo, ou então usem os autocarros disponíveis para se deslocarem para esta zona, será muito melhor e quantos menos carros melhor, queremos uma Arrábida sem Stress .

Com vários apoios de praia, um dos melhores spots desta praia é o Figueirinha Beach Lounge , têm um terraço de fazer inveja e o final de um dia de praia neste spot é de querer e chorar por mais 😉 .

IMG_20170520_144551

dsc00125
Praia da Figueirinha
IMG_20170521_072206
Praia da Figueirinha
IMG_20170521_071344
Praia da Figueirinha

#Galapos

Pequena mas de grande qualidade, Galapos é um cenário de um filme. Poucos minutos depois da Figueirinha esta praia é uma das preferidas dos jovens . Com acesso fácil, mas de estacionamento escasso é uma das minhas praias preferidas da zona. Com água limpa e cristalina apetece ficar e ficar. No Ondagalapos pode-se almoçar, lanchar e jantar, sempre num cenário cinematográfico.

dsc00132
Galapos

#Galapinhos

Mesmo logo a seguir a Galapos, somos brindados pela praia mais bonita da europa, Galapinhos. Podem chegar a esta cenário paradisíaco, se a maré estiver vazia por Galapos ou então quando termina o muro junto à estrada a seguir a Galapos, sigam o trilho ( com cuidado, não está muito visível ) até se depararem com esta beleza rara,  vai valer a pena 😉 .

A junção entre a serra e a praia é qualquer coisa 🙂

Não se esqueçam de dar um pulo à praia dos coelhos, a primeira praia selvagem desta costa, o trilho é longo e custa um pouco mas como tudo na vida, o esforço compensa. A dica é, quando virem a placa, não deitar lixo, sigam 😉 .

dsc00138

 #Portinho da Arrábida | Praia do Creiro

A praia do Creio é fantástica, também perfeita para famílias, o estacionamento é na banda de cima e está limitado. É dar à perna e aquecer para um mergulho na gélida água do Portinho. Restaurantes não faltam lá em baixo e para Poente têm o Portinho da Arrábida, o restaurante D’u Portinho ou o Restaurante o Farol e o Museu Oceanográfico.

dsc00147
Praia do Creiro
dsc00154
Forte da Arrábida – Museu Oceanográfico
dsc00140
Estação Arqueológica do Creiro
dsc00143
Pedra da Anicha (vista da Praia do Creiro)

 

“Van42 o que me dizes da minha “menina” Arrábida agora que a conheceste, passeaste nas suas curvas, descobristes alguns dos seus segredos escondidos e conheceste as suas pérolas de areia branca? “

“Digo-te que a tua menina é de uma beleza sem igual e que aos seus Pés tem um Mundo de tesouros e aventuras para explorar. “

 

logo_blogo

 

Anúncios

One Comment Add yours

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s