Rota das Tascas em Setúbal by Mundo a Meus Pés

Quem é que não gosta de uma boa tasca? Eu adoro 🙂 .

O que eu procuro quando visito outra cidade é a autenticidade dos locais, sentir os cheiros, a energia, quero-me sentir acolhido como um cidadão daquela cidade, daquele bairro, um cliente habitual, quero sentar-me ao balcão e beber algo, ouvir histórias daqueles que frequentam o local há mais de 30 anos.

Quero que quando visitem Setúbal, conheçam a sua autenticidade e estes locais são uma mostra disso que estou a falar, ficam situados em bairros históricos e com alma, desde o Bairro Santos Nicolau, Bairro de São Domingos, Baixa e Troino.

Isto de recomendar, locais e walking tours é sempre um pouco injusto, porque cada viajante gosta de palmilhar no seu próprio pé e por onde bem quiser, mas eu garanto-vos que  com estas dicas vão adorar conhecer a cidade de Setúbal deste ponto de vista, e atenção, vão encontrar os adeptos mais ferrenhos da cidade do nosso Vitória, que não é grande é enorme 😉 .

A minha proposta inicia-se no Bairro Santos Nicolau, na Tasca do Zé Maria, conhecida por ter uns fantásticos pastéis de bacalhau, marisco bem fresco e um vinho da casa fenomenal.

Assim que se sai da Tasca do Zé Maria percorra as ruas do Bairro (sempre a descer) até à ladeira das Fontainhas ( se não souber, pergunte aos locais e aproveite para meter conversa ) suba a rua da Felicidade até encontrar o Miradouro de São Domingos, aí aproveite um dos melhores miradouros da cidade com vista para o Rio Sado e Tróia. Coloque os pés a caminho até á próxima tasca e mesmo em frente ao miradouro está o café a Rampa, nessa rua, desça até ao final e vire á direita, a Tasca do Barril encontra-se num pequeno largo do vosso lado esquerdo e para os mais distraidos a Casa do Bocage fica nessas ruas, percam-se e apreciem 😉 também as pequenas casas coloridas e a roupa estendida, tão típica nestes bairros.

Na tasca do Barril, as noites são longas e animadas, o petisco é por todo o lado, ameijoas, choco frito, cerveja bem gelada e um ambiente descontraido, sempre com grandes figuras presentes, para animar grandes serões.

Esta rota leva-nos até á baixa da cidade, mais propriamente à Praça do Bocage, para visitar uma das Adegas mais antigas da cidade, a Adega dos Passarinhos.

Assim que sairem da Tasca do Barril, voltem ao Miradouro de São Domingos e desçam a Rua Arronches Junqueiro até à baixa da cidade de Setúbal, aí, precorra as ruas da baixa até encontrar a Praça do Bocage, depois é só sentir o cheiro da bela bifana e seguir o rasto 😉 .

A adega é um dos locais mais conhecidos na cidade, pela suas bifanas, novos e velhos, todos são clientes habituais e não há setubalense que não conheça este local. Entre, peça uma bifana ( vão comer duas) e beba um tinto ou uma cerveja, só assim se vão sentir integrados, e se possível, ao balcão 😉 .

Deixo-vos para o final, um dos locais com mais história e antigos da cidade, a Taberna do Fernando dos Jornais, no bairro de Troino. Entre novamente na baixa caminhe pela rua Augusto Cardoso e passe a estrada e entre na rua Fran Paxeco, devagar caminhe por essas ruelas e observe autênticos tesouros da nossa cidade, a Casa das quatro cabeças, a Fonte do Sapal, o Pelourinho de Setúbal, a estátua à memória do operariado conserveiro da cidade de Setúbal e de Mariana Torres. A Taberna do Fernando dos Jornais fica na rua de sentido único do lado direito e é muito fácil dar com ela, o cheirinho a pastel de bacalhau e o fresco das suas paredes, convidam a entrar e a sentir a energia de um local com quase cem anos.

Esta rota das tabernas que idealizei, passa pelos bairros mais antigos e típicos da cidade e com uma marca setubalense bem vincada. Aqui respira-se  história de uma cidade á beira mar plantada.

 

20161004_110749.jpg

20161004_120240-1-1-1.jpg
Bairro Santos Nicolau

 

 

20161028_163623.jpg
Miradouro de São Domingos

 

20161028_140406.jpg
Casa do Bocage

 

20161028_140220.jpg
Tasca do Barril

 

 

20170103_131236.jpg

 

20170403_084435

20160908_101738.jpg
Largo do Bocage

img_20170303_145050.jpg

20170403_170923
Taberna do Fernando dos Jornais

Tasca do Zé Maria : Rua Dr José Guimarães e Torres, nº 25 Setúbal

Tasca do Barril: Bairro de São Domingos, Setúbal

Adega dos Passarinhos: Rua Tenente Valadim, 17 Setúbal

Taberna Fernando dos Jornais: Rua Paulino de Oliveira, Bairro de Troino, Setúbal

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s